quinta-feira, 15 de março de 2012

O pensamento proustiano sobre as artes (música, pintura e literatura) em “Em Busca do Tempo Perdido”.


O pensamento proustiano sobre as artes (música, pintura e literatura) em “Em Busca do Tempo Perdido”.

     Como Proust pensou a arte? Ele privilegia três artes em Em Busca do Tempo Perdido: a música, pintura e a literatura. Outra questão importante relacionado a obra de Proust é: qual a concepção de literatura que Proust se vale? Proust aponta para o romance de formação, romance de aprendizagem. O que é literatura? Como fazer uma literatura nova, original e que seja um novo passo? São indagações proustianas que dizem respeito ao contexto literário.

     É importante salientar que Em Busca do Tempo Perdido é uma narração da descoberta de uma vocação literária. Nele, Proust faz uma reflexão sobre artistas reais dos séculos XIX e XX. Na música ele privilegia Wagner (o grande músico para ele), Saint-Saëns, Cézar Frank e Beethoven principalmente seus últimos quartetos. No âmbito da pintura, Proust valoriza o impressionismo, cujo, ele faz relação com o expressionismo. Há uma correlação entre impressão e expressão. Expressar artisticamente é expressar sobre a impressão. Na literatura Proust valoriza Balzac e há possibilidades de assinalar em Busca do Tempo Perdido como sendo uma comédia.

     Proust criou três personagens em Em Busca do Tempo Perdido: Ele criou um grande músico que foi o Vanteuil; criou um grande pintor que foi Elstir; e criou um grande literato que foi o Bergotte. Proust criou verdadeiras obras de arte imaginárias, criou um estilo híbrido, pois como escritor aproveitou das coisas que ele viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário