sexta-feira, 30 de março de 2012

GRANDE SERTÃO VEREDAS, Direção: Renato Santos Pereira, Filme (1965) baseado em Guimarães Rosa.


Após escrever com alta intensidade criativa durante dois anos, Guimarães Rosa chega ao terceiro livro em 1956; Grande Sertão: Veredas traz uma narrativa épica que se desenrola por 600 páginas e mostra de maneira inovadora para sua época e com uma impressionante técnica literária, o jeito rude do homem do sertão mineiro. Mais que um simples romance, Guimarães Rosa nos brinda com um "amor proibido" de imensa profundidade psicológica entre os personagens Riobaldo e Diadorim. O livro alcança tamanho impacto que extrapola os limites da língua sendo traduzido com enorme sucesso comercial para vários países. Em 1965, os irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, com muito talento, realizaram esta digna primeira adaptação da obra, antecipando-se exatos 20 anos da adaptação para a TV através da minissérie homônima, um marco na história da televisão brasileira.
Da obra de Guimarães Rosa, um clássico de nossa literatura, levado às telas em uma adaptação vibrante que mostra uma parte de nossa história.





GêneroCinema Nacional
AtoresMauricio do Valle, Sonia Clara, Graça Mello, Luigi Picci, Jofre Soares, Ivan Souza, Zózimo Bulbul, David José, Gloria Goulart, Milton Gonçalves,
DireçãoGeraldo dos Santos Pereira, Renato dos Santos Pereira,
IdiomaPortuguês,
LegendasNão Fornecido pela Distribuidora,
Ano de produção1965
País de produçãoBrasil,
Duração1965
DistribuiçãoAmazonas Filmes
RegiãoMultizonal
ÁudioSom original
VídeoTela Cheia
CorPreto-e-branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário